Igreja, quem tu és? I Pe. 2.9

Gostaria de analisar com você as expressões contidas na epístola de Pedro sobre a Igreja.  Quando falamos em Igreja, a primeira coisa que nos vem a mente é o prédio, o lugar onde nos reunimos. E essa visão contrasta muito com o chamado de Deus para nós. Talvez por culpa dessa visão estamos tão fechados em quatro paredes.


Mas vamos então pensar naquilo que o Apóstolo Pedro disse em sua epístola:

Raça Eleita

Pra entendermos bem o conceito de raça eleita é preciso voltar ao Antigo Testamento. Lá podemos ler o texto de Dt. 7.6 que diz:

“Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.”

Ou ainda o Isaías 43. 20 e 21:

“Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor."

Deus escolheu o povo de Israel para ser seu povo. Pra eles Ele se revelaria, mostraria sua glória, seria Seu Deus. Porém essa escolha não apontava para uma superioridade do povo de Israel em relação aos outros povos. Na verdade Deus estava dando a Israel uma grande missão, que incluía conhecer a Deus e fazê-lo conhecido em toda a Terra. Por isso, várias vezes lemos Deus como Deus de toda terra, não só do povo de Israel. A promessa a Abraão é que nele seriam benditas todas as famílias da terra!

Em Jesus, nós somos transformados no Israel de Deus, no povo de Deus. Agora, essa escolha não se resume a uma nacionalidade, mas a uma decisão nossa.

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Jo. 1.12

Paulo em Romanos fala que nós, que fomos enxertados e nos tornamos participantes da raiz e da seiva (alimentados) da oliveira (Rm. 11.17).

Assim, A Igreja de Cristo (aqueles que o Recebem como Senhor) é escolhida por Ele. Deus não escolheu poderosos, não escolheu os mais influentes, não escolheu os mais capazes, Deus escolheu homens e mulheres que o Reconhecem como Senhor e que dependem Dele em todas as coisas!

Mas não devemos esquecer que assim como Deus escolheu o povo de Israel para um propósito específico, nós também fomos eleitos com uma missão específica, Mt. 28.19...

Sacerdócio Real

Esse é uma expressão a ser restaurada em nosso meio. Vivemos um mal chamado clericalização. O Pr. Aluízio Silva fala que há dois tipos de clericalismo.

O primeiro, diz ele “é quando os próprios clérigos se colocam acima dos leigos, afirmando que são eles os que sabem, os que conhecem e, portanto, são incontestáveis.

O outro tipo é conseqüência do primeiro. Nele o povo está tão acostumado à situação que contrata um pregador profissional, enquanto os membros apenas dão o dinheiro. O povo se cala, deliberadamente, e contrata um profissional para expressar-se em seu lugar”.

Martinho Lutero combateu essa idéia defendendo aquela que se tornaria num dos pilares da Reforma Protestante, o sacerdócio universal de todos os crentes. Diz ele:

“De posse da primogenitura e de todas as suas honras e dignidade, Cristo divide-a com todos os cristãos para que por meio da fé todos possam ser também reis e sacerdotes com Cristo, tal como diz o apóstolo Pedro em 1 Pe 2.9... Somos sacerdotes; isto é muito mais que ser reis, porque o sacerdócio nos torna dignos de aparecer diante de Deus e rogar pelos outros”.

Os ministros diferenciam-se dos leigos simplesmente nisso: foram escolhidos para realizar certos deveres definidos, para que haja ordem na casa de Deus. Não são melhores, não estão mais perto de Deus, não são suas orações mais eficazes, são apenas servos chamados para servir...

As células ajudam muito no entendimento dessa expressão, pois nas células, sem a figura do pastor, pessoas são ministradas, curadas, libertas, a obra de Deus acontece através de homens e mulheres, jovens, adolescentes que entendem que foram chamados por Deus para ser serem reino e sacerdotes como nos diz Ap. 1.6

Como seremos muito mais relevantes quando cada crente se ver na posição de um ministro de Deus para proclamar o poder o amor e a Graça de Deus.

Nação Santa

O conceito de santidade na Bíblia aponta para aquilo ou aquele que é separado para Deus. Aqui, vejo uma diferenciação entre o povo de Deus e os demais. Um povo que na sua vida, no seu dia-a-dia escolhe renunciar a tudo o que o afasta de Deus para agradá-lo.

Nós estamos vivendo dias de grande caos. A sociedade está caminhando pro colapso. Não há mais respeito, amor, companheirismo. Mata-se por qualquer motivo, com as câmeras de segurança que multiplicaram-se, podemos ver cenas de pessoas tirando a vida de outras sem nenhuma dificuldade, como se estivessem fazendo a coisa mais corriqueira do mundo.

A família está se deteriorando. A política no mostra pessoas sem nenhum interesse pelo bem comum, explicitando a constante valorização do EU em que estamos mergulhados.

É no meio de todo esse caos que a igreja precisa fazer a diferença. Vivendo uma santidade que produz justiça, igualdade, que me faz levantar os olhos e ver meu próximo com suas necessidades, que me faz lutar e resistir contra tudo que faz inimizade entre eu e o meu Deus.

Nossas posturas diárias precisam fazer a diferença nos habilitando a sermos verdadeiramente Nação Santa!

Povo de Propriedade Exclusiva de Deus

Esse conceito nos leva a refletir sobre dois aspectos principais: Primeiro o preço que custamos. Pois a melhor tradução dessa expressão do grego (peripoiesis) é comprado. Nós fomos comprados, adquiridos e o preço foi muito alto. Nenhuma riqueza desse mundo pagaria o valor pelo qual fomos comprados. Deus pagou-nos com a vida de Seu unigênito Filho!

Penso que todas as vezes que nossas escolhas nos levarem pra longe de Deus deveríamos nos lembrar do preço que foi pago por nós. Todas as vezes que mergulharmos em coisas que desagradam a Deus deveríamos lembrar-nos do preço pago. Todas as vezes que nos sentirmos pequenos, mal amados, rejeitados, deveríamos nos lembrar do preço pago pelas nossas vidas!

Mas há outro ponto importante. Quando eu compro algo isso quer dizer que esse algo é meu, e sendo meu faço dele o que bem entender. Se comprar um carro caríssimo, e decidir quebrá-lo todo eu posso, pois ele é meu.

Se fomos comprados e tornados propriedade exclusiva de Deus, isso quer dizer que Deus faz conosco o que Ele quiser! E aqui está um dos maiores problemas que temos enfrentado. Pois temos nos relacionado com Deus para obtermos coisas, numa relação consumista, de proteção, de satisfação pessoal e não para sermos dirigidos numa relação de sujeição e obediência.

O senhorio de Cristo sobre nossas vidas é algo maravilhoso, mas que nem sempre aceitamos. Parece absurdo pra nossa atual sociedade, antropocêntrica, dizer que há uma divindade que controla, que dirige a minha vida. Nós não queremos ninguém exercendo domínio sobre nós. Mulheres não querem ser “mandadas” por seus maridos (por isso trabalham na busca por independência), filhos não querem ser “mandados” por seus pais (por isso cada vez mais cedo saem de casa), funcionários não querem ser “mandados” por seus patrões (por isso cresce o números de autônomos e de pequenas empresas). Isso reflete-se também na nossa fé, quando freqüentamos igrejas, participamos de cultos, mas agimos conforme nossa vontade, valores e interesses.

Mas existe um povo que reconhce a autoridade do Senhor, lhe obedece e tem alegria em pertencer exclusivamente a Deus! Esses foram contemplados por João na Ilha de Patmos:

“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz:
"A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, dizendo: "Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! "
Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? " Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.
Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador,pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima".
Apocalipse 7:9-17

Igreja quem tu és?

Somos aqueles a quem Deus escolheu para uma grande obra; somos ministros de Deus, somos separados para seu amor; somos um povo que custou um alto preço, somos Dele!

Que Deus nos abençoe poderosamente,
Pr. Giovani Zainotte

Comentários

Postar um comentário