Aliança com Deus - Gn. 15


Aliança: a forma de Deus tratar
A estrutura do relacionamento que Deus estabeleceu com seu povo é a aliança. Deus não é um Deus de momentos. Ele não quer ter um momento com você, Ele quer ter uma aliança. Ele não quer te visitar, Ele quer habitar em você. A própria linguagem de Jesus como noivo e da Igreja como noiva indica compromisso, aliança, Deus não “fica” com a gente, Deus estabelece uma aliança, um compromisso.


A definição de Aliança
Biblicamente aliança é um contrato, um pacto, acordo ou sociedade entre duas pessoas ou duas partes em que se estabelecem compromissos de deveres, obrigações e privilégios, objectivando um bem comum das partes. No Antigo Testamento verifica-se dois tipos de aliança: aliança de respeito mútuo e aliança de amor. A aliança de respeito mútuo era feita no sentido exclusivo de não haver guerras entre as partes aliadas, comoa de Isaque e Abimeleque ( Génesis 26:28-29).

A aliança de amor envolve sacrifício, a oferta da vida por inteiro. Esse é o principio da aliança de Deus com o ser humano retratado na Bíblia, mais tarde veio a ser simbolizado pelo casamento.

Prazo da Aliança
Deus é Eterno, assim tudo o que Ele faz é Eterno. Deus não é Deus de coisas passageiras, mas de coisas eternas! O casamento é até que a morte separe, a coroa da vida que apocalipse fala é dada a quem é fiel até o fim, o arco foi um sinal de que nunca mais Deus mandaria um dilúvio. É sempre assim: pra sempre, até o final.

Como era a feita a aliança no AT
Nos tempos bíblicos, as alianças eram ratificadas com sangue. Era costume que ambas as partes que estavam entrando em aliança passassem entre as partes de um animal esquartejado, representando assim sua concordância com os termos da aliança.

As partes envolvidas na aliança, ao passarem por entre o animal esquartejado estavam dizendo que se uma delas falhasse na aliança, a outra parte teria o direito de fazer com ela o mesmo feito ao animal, ou seja: sacrificá-lo.

Então o que Deus quer falar com a gente hoje?

1 – Deus não vai ser o meu Deus só em alguns momentos. Se eu tenho uma postura santa só em um retiro, só nos cultos, só quando tenho uma necessidade, só em alguns momentos, eu não terei uma aliança com Deus.

2 – Deus está me chamando para uma aliança de amor! Vimos que essa aliança implica sacrifício, oferta da vida por inteiro. Isso quer dizer que eu terei que me dispor a viver a palavra de Jesus quando diz que quem quer segui-lo tem que negar a si mesmo, tomar sua cruz. Não pense que depois de uma experiência com Deus não vão aparecer tentações, oportunidades de pecar, desânimo… assim, quem quer ter uma aliança com Deus tem que estar disposto a dizer não, a lutar para viver os propósitos de Deus.

3 – Deus está ministrando ao meu e a teu coração que nossas escolhas diante Dele serão eternas. É fato que Deus nos dá novas oportunidades. Mas nenhum de nós pode garantir que teremos tempo. A decisão que tomei hoje até pode ser mudada amanhã, pela graça de Deus, mas quem me garante que eu terei um amanhã?

4 – Uma aliança não é uma brincadeira. Quando lemos que no AT as pessoas passavam em meio a animais assumindo que poderia ser feito com elas o mesmo feito aos animais caso não cumpram sua parte, precisamos pensar em nossas vidas. Deus é Deus de Graça, não nos cansamos de falar isso, essa é uma grande notícia a todos. Na aliança com Abraão, somente Deus passou no meio das partes esquartejasdas dos animais. Mais quando eu caminho para longe da presença do Senhor, quando minhas atitudes rasgam os termos da aliança, não precisa Deus me castigar, eu mesmo cavo minha cova. Uma definição de inferno que ouvi diz: “Inferno é a ausência de Deus”. Assim, romper a aliança é afastar-se de Deus, e afastar-se de Deus é inferno!

Jesus representou bem essa aliança. Um corpo partido e sangue derramado. Ele mesmo disse esse é o cálice de uma nova aliança em meu sangue. Quantos querem fazer uma aliança com Deus? Essa é a questão colocada diante de nós nesse momento.

Que Deus nos abençoe,
Em Cristo
Pr. Giovani Zainotte

Comentários

  1. esse é o nosso pastor, parabéns p.giovani pelo trabalho brilhante que vem fazendo em nossas vidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário