O ministério Profético da Igreja

E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe:
Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. 
Marcos 10:49

A cura de Bartimeu é um texto emblemático, carregado de ensinos e significados. Nesta reflexão gostaria de tirar o foco de Bartimeu e até de Jesus e enxergar na história o ministério profético da Igreja de Cristo. Creio que tal narrativa reflita bem a função da igreja.


O texto nos fala que após dar-se conta de Bartimeu, Jesus manda que o chamem. Veja, este ou estes que chamaram Bartimeu estavam ali, no meio do povo, diante do problema, da dor, sendo desafiados, fazendo parte. A igreja nunca foi chamada a estar fechada em quatro paredes, recebendo poder e se alegrando enquanto outros sofrem do lado de fora. O lugar da Igreja é no meio do povo, não fugindo do confronto, mas estando atenta aos clamores dos que sofrem. John Stott diz que “Se somos de fato servos de Jesus Cristo, nossos olhos (à semelhança dos olhos de Jesus) precisam estar sempre abertos para a necessidade humana e os nossos ouvidos atentos aos gritos de angústia. Assim, tal como Jesus, poderemos reagir de maneira construtiva e compassiva diante do sofrimento do povo.”

Não podemos viver alienados das questões sociais, políticas, achando que nossa “praia” é só ficar orando e buscando poder... John Stott diz ainda que “... se não ouvirmos atentamente as vozes da sociedade secular, tentando compreendê-las e ser sensíveis às frustrações, à ira, confusão e desespero das pessoas, chorando com os que choram, não haverá em nós autenticidade como discípulos de Jesus de Nazaré.”

Em uma conversa há poucos dias, quem sabe em tom de provocação, ouvi uma declaração dolorosa: “A igreja é uma fábrica de dinheiro”. Fui obrigado a ouvir isso por dois motivos: um porque alguém que não é espiritual não pode discernir corretamente o que é espiritual, então acusações com ou sem fundamentos sempre existirão; segundo porque nós cristãos muitas vezes não temos sido o que Deus nos chamou para ser e por isso temos dado “brechas” para julgamentos daqueles que não seguem a Jesus.

Destaco ainda que Jesus poderia ter, Ele mesmo, chamado a Bartimeu, mas ordena que aqueles que estão à sua volta o chamem. A Igreja (corpo místico de Cristo) recebeu o papel profético do anúncio da Boa Nova, da Boa Notícia. Nós somos os propagadores da mensagem de Deus. O Pai não usará os anjos, o mundo não descobrirá sozinho os mistérios e desígnios de Deus e as pedras só clamarão se nós não cumprirmos nossa função.

A mensagem anunciada a Bartimeu é a mensagem que a Igreja precisa anunciar ao mundo nos dias atuais, vejamos:

1. Tem bom ânimo / Coragem

Bartimeu era alguém excluído, marginalizado, cansado, desacreditado. O mundo (sistema governado pelo diabo) está destruindo as pessoas. Acabando com sonhos, com alegria, com valores, acabando com a família. Não é a toa que tantos casamentos acabam, que o número de suicídios cresce, que a depressão aparece com uma das principais doenças no mundo. Temos sido, todos, extremamente pressionados por esse sistema que jaz no maligno. E é por isso que a mensagem da Igreja precisa ser uma mensagem de esperança, de encorajamento, de fé, que gere expectativa, que gere sonhos, que possibilite força.

Temos ouvido somente previsões catastróficas. Caos na economia, aquecimento global, violência em níveis absurdos, corrupção, degradação humana e até as previsões que o mundo acaba em 2012... Essa é a mensagem que tem alimentado o mundo. Nesse contexto, a Igreja não ignora verdades, não finge que nada está acontecendo, não adota uma postura alienada e alienante, mas também não pode esquecer-se das promessas do Evangelho. Sim, as coisas estão difíceis, mas nosso Deus está conosco e estará pelos séculos dos séculos. Sim, os desafios são grandes, mas o guarda de Israel não dorme e está nos guardando. O quadro pintado não é dos mais belos, mas Deus não perdeu nem perderá o controle e nossas vidas estão guardadas em suas mãos! Cito o hino 347 do Hinário Evangélico:

“Não desanimes! Deus proverá;
Deus velará por ti.
Sob suas asas te acolherá, Deus velará por ti.

Deus cuidará de ti, na tua dor, com todo o amor;
Jamais te deixará; Deus velará por ti.

Se no teu peito vibrar a dor, Deus velará por ti.
Tu já provaste Seu grande amor, Deus velará por ti.

Nos desalentos, nas provações, Deus velará por ti.
Nas desventuras, nas tentações, Deus velará por ti.

Como estiveres, não temas, vem! Deus velará por ti.
Teu Pai bondoso te espera além, Deus velará por ti.

A mensagem da esperança – “tende bom ânimo” precisa estar sempre nos lábios da Igreja do Senhor, afinal de contas, Ele é o Deus do Salmo 91 e de tantos outros que nos apresentam um Pai cuidadoso e amorosa!

2. Levanta-te

Os próximos acontecimentos na vida de Bartimeu mudarão sua vida para sempre! Ele receberá uma cura física que o tirará da “margem” onde vivia há muitos anos. A ação de Jesus na vida dele era completa, em todos os níveis, físico, social, emocional. Por isso, o “levanta-te” não era apenas uma ordem para que Bartimeu movimentasse seu corpo, mas uma oportunidade de mudança radical. Levante-se de suas vergonhas, de suas humilhações, de seus traumas, de suas feridas, de sua rejeição, enfim, levante-se para uma nova vida!

Sei que alguém pode achar-me exagerado no que vou dizer, mas creio dessa forma, para mim a única que pode transmitir essa mensagem para alguém é a Igreja de Cristo. Não a instituição humana e que exatamente por ser humana é falha que chamamos de igreja A, B ou C, mas a noiva do Cordeiro de Deus, a Igreja formada por homens e mulheres seguidores de Jesus, parecidos com Cristo, discípulos e discípulas de todas as idades, classes sociais, de todos os povos. E ela tem essa autoridade por causa Daquele que manda a mensagem, Jesus! Acho lindo ONGs e demais instituições que trabalham com crianças, jovens, marginalizados de forma geral e outras coisas promovendo inclusão social das mais variadas formas. Valorizo e penso que a Igreja pode apoiar e aprender com muitas delas. Mas, não posso deixar de dizer que ação delas não é completa, pois não tem poder de mudar caráter, curar a alma, vencer o pecado. Isso e muito mais, só o Evangelho pode! E Jesus concedeu a autoridade da pregação desse Evangelho de poder à sua Igreja.

Assim, a Igreja não pode se cansar de liberar a Palavra poderosa de Jesus na vida das pessoas. A Igreja não pode deixar de ordenar aos milhões de Bartimeu com que se depara dia-a-dia: Levanta-te!

3. O mestre te chama

Bartimeu ouve algo profundo: “o mestre te chama”. Aqui está uma das coisas mais tremendas que um ser humano pode compreender e receber: um chamado de Deus. Jesus não tinha só uma cura para Bartimeu. Diferente do que temos muitas vezes visto como anúncio do Evangelho hoje, Mais do que uma benção, Jesus tem para cada um de nós um chamado a uma vida nova, diferente, Jesus tem para nós um convite ao discipulado!

Os Bispos Metodistas definiram discipulado da seguinte forma: “O discipulado é o modo de vida, o estilo que caracteriza a vida daqueles que estão comprometidos com o Reino de Deus, que fazem da Nova Justiça, ou seja, dos valores éticos e da justiça do Reino uma prioridade na sua vida e que se dedicam integralmente ao serviço cristão, ao evangelismo e ao testemunho, em cumprimento à vontade de Deus Pai”. Era para isso que Bartimeu estava sendo “chamado”, pois Jesus nunca fez uma cura por fazer, para ficar somente naquele ato fantástico, mas todos os sinais que realizava apontavam para a implantação do Reino de Deus.

Jesus continua chamando pessoas hoje, desejando ver aqueles que estão à margem nos caminhos da vida ouçam o chamado ao discipulado e venham a Ele. E Ele espera que a Igreja seja porta voz desse chamado. Por isso eu e você não podemos viver uma vida cristã como muitos estão vivendo, sem brilho, sem aroma, sem sabor! Nossa vida precisa ser dentro daquilo que Cristo espera de nós, esse é o caminho de uma vida abençoada. O que deve dirigir nossos passos é a Palavra de Deus, o querer do Senhor e não modismo, valores mundanos, opiniões que nada tem a ver com a vontade de Deus. Essa é a vida de um discípulo, de alguém que atende ao chamado do discipulado.

Conclusão:

O teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer diz, "a Igreja existe para a humanidade no sentido de ser o corpo espiritual de Cristo e - a semelhança de Jesus - é enviada como serva". Marcos 10:45 diz que "o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Igreja não existe como clube social, como lugar de resolver problemas, ou como pronto socorro. Embora todas essas coisas aconteçam na Igreja, pois Jesus tem prazer em que vivamos em comunhão, tem poder para resolver problemas e curar nosso físico, nossa alma, enfim. Mas a Igreja existe mesmo para cumprir a ordem de Jesus: “Chamai-o”, para transmitir uma mensagem de esperança de mudança e de discipulado, a Igreja existe para ir e fazer discípulos, pregar a toda criatura...

Que Deus nos ajude,
Rev. Giovani Zainotte